A História
A Herdade da Galeana é um projeto que nasce da paixão pela terra e une três gerações, que partilham o respeito pela natureza.
Numa terra de xisto e sobre o tórrido calor alentejano, que mais fazia lembrar o deserto, no ano de 1998, Manuel Pacheco e Rosa Silva instalaram 50 hectares de povoamento florestal misto de sobreiro e pinheiro.
Em 2008, com o falecimento de Manuel Pacheco, agrónomo de profissão e de paixão, os filhos João Pacheco e Ana Pacheco assumem a gestão da herdade e, em 2012, instalam o primeiro pomar de romãzeiras no Alentejo com 7ha, aumentando a sua área para 15ha em 2016. Em 2017 nasce o viveiro da Herdade da Galeana, especializado na produção e comercialização de romãzeiras.
Missão
A Herdade da Galeana tem como missão a produção sustentável, em plena harmonia com o ambiente. A sustentabilidade ambiental, social e económica estão na base deste projeto. Cultivamos hoje, de forma a preservar o amanhã!
Com o intuito de melhorar a organização interna da exploração, garantir qualidade e segurança, aceder a mercados internos e de exportação, somos certificados anualmente para os referenciais: Agricultura Biológica, Produção Integrada, GlobalG.A.P., Nurture, TESCO, Field to Fork, SEDEX, GRASP e Forest Stewardship Council.
Sustentabilidade
Tentamos aplicar na nossa atividade práticas económicas, financeiras e administrativas que visem o desenvolvimento económico da exploração, tentando preservar ao máximo o meio ambiente e reduzindo a nossa pegada ecológica.
Trabalhamos em parceria com a natureza e ao longo dos 15 hectares de romãzeiras, implementámos sebes biológicas compostas por mais de 20 espécies de arbustos, que estão em floração praticamente todo o ano, o que permite um controlo natural das pragas e, consequentemente, a não utilização de inseticidas, desde 2019, contribuindo para um equilíbrio no ecossistema. Os nossos pomares têm enrelvamento natural, ferramenta de extrema importância enquanto componente da biodiversidade funcional e diminuição da erosão.
Fazemos uma gestão eficiente e sustentável da rega, através de sondas incorporadas nos pomares e de uma estação meteorológica. Damos primazia a fontes de energia limpa e renovável e, nos anos de seca em que a irrigação está dependente de furo, dispomos de painéis solares para bombear a água.
É nosso dever devolver à terra o que dela retiramos, para deixar aos nossos filhos e netos uma atividade de futuro e em equilíbrio com a natureza, sendo este o caminho que tentamos percorrer todos os dias na Herdade da Galeana.